A situação do Futsal diante da pandemia?

O mundo está vivendo um momento crítico, com a pandemia Covid-19, que recebeu o nome popular de coronavírus. Já são 1.682.109 casos confirmados no mundo, além de 104.572 mortes, e os números não param de crescer. Toda essa situação afetou todas as áreas do mundo, entre elas, o esporte, como o nosso amado Futsal.

Em meio a pandemia, Futsal tem competições suspensas preventivamente

A Fifa está monitorando a situação da pandemia do Covid-19 no mundo, e como uma forma de prevenção, adiou as competições de Futsal pelo mundo. Uma das competições que podem ser  afetadas é o Mundial da categoria, que está marcado para ser realizado de 12 de setembro a 5 de outubro, na Lituânia, porém, a entidade máxima ainda não confirmou nenhuma medida.

Porém, dois torneio classificatórios para a Copa do Mundo foram suspensos. A Eliminatória Asiática, que seria em fevereiro foi remarcada para agosto e, a Eliminatória da Concacaf, que seria em março,ainda não tem uma data definida.

Ainda faltam definir as equipes da repescagem da Europa, já que Croácia x República Tcheca e Sérvia x Finlândia duelariam em abril, mas os jogos foram suspensos e também estão sem data definida. 

As seleções que já tem o seu lugar garantido na Copa do Mundo de Futsal são: Argentina, Brasil, Paraguai e Venezuela, classificados pela América do Sul; Cazaquistão, Portugal, Espanha e Rússia, classificados pela Europa; Marrocos, Egito e Angola, classificados pela África; Ilhas Salomão, classificado pela Oceania; além da Lituânia, que é o país anfitrião..

Como ficou a situação nas Ligas do Brasil?

A LNF, Liga Nacional de Futsal,a principal competição da modalidade no Brasil, teria o seu início no final de março, com a rodada inaugurou no dia 27. Porém, com toda a situação do coronavírus, a mesma foi suspensa por tempo indeterminado, seguindo o protocolo de orientação para eventos.

A Confederação Brasileira de Futsal (CBFS) também adiou a Supercopa de Futsal, que teria a sua realização de 18 a 22 de março, em Erechim/RS. Na competição estão três equipes, sendo o atual campeão da Copa do Brasil, o Corinthians; o atual campeão da Taça Brasil, o Atlântico de Erechim; e o campeão da última Liga Nacional de Futsal, o Pato Futsal. Outras competições adiadas no país foram as estaduais, como por exemplo o Campeonato Metropolitano A1 e A2, e também a Taça São Paulo de Futsal sub-20. 

A expectativa é que no final de abril uma nova reavaliação do cenário da pandemia no Brasil seja feito, e então, se possível, iniciar as competições com uma readequação no calendário. Enquanto isso, a Arena Sorocaba, um dos locais mais tradicionais do futsal brasileiro, vai sendo usado como um hospital de campanha com cerca de 80 leitos para ajudar durante esse momento delicado que o mundo passa.

Uma morte e um brasileiro infectado no Futsal

No final de março, um jovem jogador de futsal se tornou em uma vítima fatal do coronavírus. Vitor Rafael Bastos, de apenas 14 anos, sofria de psoríase, uma doença crônica que afeta a pele. Ele era futsalista do CCRM – Centro Cultural e Recreativo de Maceda, federado no Futsal pela FPF, Federação Portuguesa de Futebol.

Outro atleta de Futsal que foi infectado pela doença foi o brasileiro Fábio Poletto, jogador do Mantova, no Futsal italiano. Com 31 anos de idade, ele deixou a Itália com a sua família e retornou para Garibaldi/RS, sua cidade natal. Porém, na cidade começou a sentir os sintomas e testou positivo para Covid-19. O atleta passa bem e já está recuperado.

Também existem os casos de Ale Falcone e Walex dos Santos, jogadores brasileiros que vivem um drama. Mesmo sem estar com a doença, ambos estão presos no Irã, de onde não conseguem retornar para o Brasil. Eles atuam no Futsal do país e estão em isolamento sem previsão de retorno para o país natal.

Mobilizações da LNF

A Liga Nacional de Futsal está em um ano que tinha tudo para ser especial, já que completa 25 anos. Porém, sem poder realizar os jogos, a entidade é mais uma a se mobilizar no movimento “fique em casa”. Para contribuir com os fãs do Futsal, através de sua página no Facebook, são postados matérias especiais, TBTs relembrando momentos do futsal, inclusive com vídeos, além de compartilhar postagens dos clubes.

Essa é uma forma de levar um pouco de entretenimento para os torcedores, e matar um pouquinho da saudade do futsal através do conteúdo da federação.