Tudo sobre a LNF: Liga Nacional de Futsal

Maior liga de futsal do Brasil, a LNF é considerada uma das competições mais equilibradas da modalidade em todo o mundo. O Brasil é uma das grandes potências do esporte e, ainda consegue manter alguns de seus principais jogadores na liga do país.  

Então se liga no artigo que preparamos para o Futbee.com sobre a Liga Nacional de Futsal. Confira!

A criação da LNF

A história da Liga Nacional de Futsal começou em 1996, quando a CBFS (Confederação Brasileira de Futsal), decidiu criar uma liga com estrutura para evoluir a modalidade no país. Inicialmente, o nome ficou como Liga Futsal, passando para a nomenclatura atual em 2014.

Se baseando na NBA, inicialmente as equipes tinham que comprar uma franquia para participar da competição. O vencedor da Liga ganhava o direito de poder representar o país em competições internacionais. Atualmente a LNF credencia os primeiros colocados a disputarem a Copa Libertadores da América e o Intercontinental de Clubes, representando o Brasil.

Principais campeões

O primeiro vencedor da LNF foi o SC Internacional, que bateu na final o Vasco da Gama. De lá para cá, foram cinco títulos de Carlos Barbosa, quatro de Jaraguá, três da Ulbra, dois do ADC Inteli e do Atlético Mineiro. Além de um do Joinville, Sorocaba, Corinthians, Pato, Santos e Vasco.

Situação que mostra o quanto é disputada a principal liga de futsal do Brasil. Assim como o futebol de campo, a cada ano, diversos são as equipes favoritas na briga pela conquista.

Os Estados mais vencedores

O Estado mais vencedor da Liga Nacional de Futsal é o Rio Grande do Sul. Foram nove títulos e 10 vices campeonatos. Na segunda posição temos Santa Catarina, com cinco títulos e cinco vices. São Paulo vem na sequência com cinco títulos e três segundos lugares. Minas Gerais (2), Paraná (1) e Rio de Janeiro (1) completam a lista.

Os principais artilheiros

O principal artilheiro da LNF não poderia ser outro nome. Falcão foi o artilheiro por seis vezes, vestindo as camisas do Jaraguá, Santos e Sorocaba. No ano de 2010, por Jaraguá, o craque chegou a incrível marca de 39 gols na competição. É o seu recorde pessoal em uma temporada da liga.

Porém, se os 39 gols de Falcão parecem incríveis, o que dizer dos 52 de Manoel Tobias em 1999 e dos 50 de Lenísio em 2000? Ambos atuavam pelo Atlético Mineiro. Inclusive, um dos principais goleadores do futsal brasileiro, Lenísio foi cinco vezes artilheiro da LNF.

Os principais jogadores na atualidade

A LNF sempre foi um celeiro de craques e, assim como na Seleção Brasileira, passa por constante renovação, contando com destaques promissores. Entre esses, podemos citar Rodrigo e Éder Lima, do Magnus; Fernandinho, do Intelli; Sinoê, do Marreco; e Vini Scola, do Assoeva. É a nova geração que vem forte para manter o futsal como uma das modalidades mais interessantes no país.

São esses os principais nomes atuais da Liga. Quem faz a alegria dos torcedores com gols e jogadas de efeito, e mantém o equilíbrio e o nível altíssimo da competição.

Sistema atual de disputa

A competição conta com 19 equipes na primeira fase, e todas elas se enfrentam em turno único. Os 16 melhores avançam para as oitavas de finais, onde os confrontos são definidos de acordo com a classificação obtida na primeira fase. O 1º colocado enfrenta o 16ª, o 2º o 15ª, e assim por diante.

A partir daí os duelos são decididos em dois jogos, com o melhor classificado decidindo em casa. Quem perder no placar agregado é eliminado, e assim vai até a grande final.

A LNFF – Liga Nacional de Futsal Feminina

Em 2005 foi fundada a LNFF, a Liga Nacional de Futsal Feminina. A competição foi disputada até o ano de 2014.

Com seis conquistas, o Unochapecó foi o maior vencedor da competição. Kindermann, Barateir, Unopar Londrina e Chimarrão conquistaram o título uma vez